As 6 vantagens de startups de tecnologia em tempos de COVID-19

Frente às incertezas do futuro em um cenário nebuloso, como o do atual COVID-19, startups de tecnologia possuem diversas vantagens competitivas. Seja como empreendedores, clientes ou funcionários, é importante entendermos como se beneficiar de algumas dessas vantagens num contexto novo e incerto. 

As crises são importantes para encerrar ciclos. São como filtros que nossa sociedade e economia precisam. Mais importante que encerrar ciclos, as crises selecionam e evidenciam o que há de melhor no passado e nos permitem construir um futuro melhor.

Startups de tecnologia já nascem de forma autônoma e independente. São caracterizadas pela dinamicidade e alta capacidade de adaptação.

Frente às incertezas do futuro em um cenário nebuloso, como o do atual COVID-19, startups de tecnologia possuem diversas vantagens competitivas. Seja como empreendedores, clientes ou funcionários, é importante entendermos como se beneficiar de algumas dessas vantagens num contexto novo e incerto.

A partir da minha experiência pessoal e profissional, listei abaixo algumas vantagens e dicas:

Vantagem #1: Mindset de entrega de valor, não de “bater ponto”

Primeiro pessoas, depois processos e produtos. A primeira vantagem competitiva é um time com pessoas altamente engajadas e com propósito alinhado com a empresa. Startups de tecnologia são imãs para esse tipo de pessoas.

Uma equipe com o mindset de entrega de valor se torna, com o tempo, muito mais auto-gerenciável e auto-organizável. Essa é uma vantagem importante para empresas, porém mais essencial ainda em tempos de COVID-19, quando a relação de confiança entre funcionários e empregador é evidenciada e colocada em prática.

Seja o mindset do empreendedor na veia, seja do desenvolvedor geek ou do “marketeiro”, todos devem ter em comum o objetivo de entregar o melhor valor para o cliente.

Fuja de pessoas que trabalham “esperando o final de semana”. Foque em pessoas que estão mais preocupadas em entregar valor, do que apenas bater o ponto e receber seu salário no início do mês. Neste quesito, não basta apenas recrutar perfis bons, mas motivá-los constantemente e alinhar o propósito da empresa sempre que possível.

Vantagem #2: Trabalho em home office

As startups de tecnologia que estão em ambiente cloud e sabem trabalhar com estas ferramentas podem ser mais flexíveis com trabalho remoto. As equipes já estão acostumadas a ter muita eficiência online e utilizar diversas ferramentas que facilitam e aceleram o trabalho.

Não importa onde você esteja. Basta um notebook, uma conexão com a internet e uma boa xícara de café.

Por exemplo, na Power of Data, onde trabalho, é visível o quanto as ferramentas em cloud permitem serviços de armazenagem, processamento e análise de dados de forma extremamente escalável e elástica. Essas ferramentas permitem que foquemos apenas no que importa: usar a nossa capacidade analítica para resolver problemas, enquanto muitos teras de RAM e núcleos paralelos fazem o trabalho pra você.

Vantagem #3: Empresas mais data-driven

Num contexto de transformação digital, um ano de planejamento é uma eternidade.

Internamente, existem muitas incertezas, muitas novidades, muitos aprendizados, muitas mudanças de direção.

Externamente, o mercado muda, o cliente muda, as ferramentas mudam… todos os dias.

Então, pra maximizar os resultados e minimizar seus erros, apenas 1 coisa é necessária: dados. E num contexto de pandemia, saber analisá-los pode ser crucial para seu negócio.

As startups de tecnologia, geralmente, já nascem data-driven. Mas não adianta apenas ter dados, é preciso saber usá-los. O ponto aqui não é apenas saber contratar pessoas certas, mas construir uma cultura de engenharia e análise de dados. É importante construir um processo e utilizar ferramentas com interoperabilidade, capacidade de escala, elasticidade e custos acessíveis.

Vantagem #4: Escritórios em locais/cidades diferentes


Uma outra vantagem competitiva é poder trabalhar onde quiser. Estando num contexto de crise ou não, é de suma importância avaliar os papéis de colaboradores (ou equipes) para a empresa e se eles precisam mesmo ser realizados na mesma cidade.

Coworking, aceleradoras, incubadoras, salas individuais, home-office, Starbucks (ou cafés mais raízes)… são alguns exemplos de locais diferentes de trabalho que a empresa pode proporcionar e flexibilizar para seus colaboradores.

A produtividade aumenta e, o mais importante, o time-to-market diminui consideravelmente, quando os funcionários estão em ambientes mais confortáveis, acessíveis e não existe aquela sensação de “perda de tempo” nos meios de transporte.

Vantagem #5: Terceirizar serviços que não são o core-business


Tempo e recursos numa startup são sempre cruciais. É de suma importância terceirizar serviços que não são o core-business da empresa.

Contábil, jurídico, ferramentas de marketing (não o Branding em si, não me entendam mal), departamento pessoal, etc. são alguns exemplos de serviços commodities, que podem ser terceirizados. A dica aqui é procurar empresas com portfólio para atender outras startups e que estão acostumadas à velocidade das startups, a fim de não prejudicar o seu time-to-market.

Vantagem #6: Segurança da Informação


Num mundo cada vez mais digital, segurança é prioridade. Tanto segurança interna, quanto governança dos dados de clientes e parceiros. É de suma importância, principalmente no contexto de trabalho remoto, garantir VPN, máquinas virtuais e servidores cloud que são seguros e dão conta do recado.

Trabalhar com a infraestrutura do cliente, seguindo suas regras de compliance e governança de dados, permite mais flexibilidade e transparência. Para clientes que já trabalham em cloud, essa realidade é inerente. Estabilidade dos sistemas de suporte e manuseio dos dados, governança de dados e segurança.

Novamente, tomando a PowerOfData como exemplo. Aqui garantimos que nossos colaboradores tenham a melhor performance nos servidores e segurança da informação, através de plataformas de desenvolvimento de dados e modelagem e micro-serviços e ferramentas cloud.

Dentre muitas outras vantagens…

A mensagem aqui é entendermos que a adaptabilidade e a flexibilidade das empresas são vantagens competitivas para a sua sobrevivência em tempos nebulosos.

Só conseguimos perceber o poder destas vantagens quando aplicamos ferramentas tecnológicas e propósito no nosso ambiente de trabalho.

— — — — — — — — — —

Concorda, ou não, com o que falei aqui? Me manda um recado no rauhe.abdelhamid@powerofdata.com.br e vamos conversar mais!

Gostou desse post? Clique no botão 👏 e nos siga para mais leituras.

Don't miss these stories: