Empresa de Sales Representative contrata PowerOfData para potencializar resultados de vendas através de Machine Learning

A equipe financeira da empresa possuía um modelo interno para determinar a meta de cada representante e um programa de fidelidade para recompensar 20% deles. A empresa possui um ciclo de vendas a cada 21 dias, realizando 19 campanhas por ano. Entretanto, tinha o desafio de desenvolver um modelo melhor, com menor erro entre a meta estabelecida e o realizado, com o objetivo de motivar os representantes e aumentar diretamente suas vendas.

Para atingir esse objetivo, e com desejo de inovar, a empresa investiu no desenvolvimento de modelos analíticos de machine learning. A solução contratada foi o Analytics as a Service, que está inserido na Plataforma Analítica da PowerOfData (PoD).

Todo o projeto foi desenvolvido na infraestrutura cloud AWS (Amazon Web Services), com níveis de segurança, criptografia e usando metodologia e governança PowerOfData, com acesso exclusivo da empresa contratante.

Neste ambiente, com um time-to-market de 45 dias, o time da PowerOfData estruturou, na primeira etapa, todo o processo de captura de dados históricos das áreas de negócios (de campanhas de 2018 e 2019), de ETL e de obtenção de novas features, utilizando a metodologia PoD DataFabric. A metodologia permite a criação de variáveis com alto poder explicativo para potencializar o ganho e, consequentemente, a predição dos modelos.

Na segunda etapa, ainda em 45 dias, a base analítica (ABT) foi construída e 2 modelos de machine learning foram treinados e colocados em produção.

Atualmente, os modelos implantados são responsáveis por diminuir em 65% o erro entre a meta estabelecida e as vendas reais. Como resultado direto, a empresa obteve um incremento de 3% de vendas, que representa aproximadamente 4 milhões de reais a cada campanha de 21 dias. Além disso, obteve uma otimização de 12% no custo do programa de fidelidade, que representa 170 mil reais a cada 21 dias.

Devido aos resultados obtidos e ao curto time-to-market, a empresa começou expandir o seu potencial na utilização de Dados e Analytics, permitindo novas aplicações e demandas por novos modelos e estudos.

Esse é apenas uma das histórias de sucesso que a PowerOfData teve o prazer de facilitar. Quem sabe no futuro podemos contar aqui a sua história! Estamos disponíveis para conversar e para contribuir com empresas que desejam transformar digitalmente a sua trajetória.