Como ajudamos uma startup do mercado americano a reduzir perdas diminuindo a inadimplência sem perder market share

A OneBlinc é uma startup americana que concede empréstimo pessoal para funcionários públicos federais norte-americanos que não têm acesso ao crédito tradicional. Esse mercado representa 15 milhões de pessoas, que ficam sujeitas às práticas de crédito predatório nos Estados Unidos, por possuírem um perfil de alto risco para o padrão do país e, além disso, são pouco atendidos pelo sistema financeiro tradicional.



A empresa percebeu uma grande oportunidade a partir do Open Banking. Os dados transacionais disponíveis poderiam ser utilizados para automação de processos de concessão de crédito, diminuindo riscos e possibilitando o acesso a esse mercado. É aí que entra a PowerOfData

Desafios

O principal desafio deste projeto estava em reduzir a inadimplência sem perder market share. Para isso, foi necessário transformar o altíssimo volume de dados transacionais provenientes do Open Banking em variáveis realmente relevantes para o negócio. Cada transação feita na conta bancária de cada cliente vira uma linha de transação. Era necessário transformar isso em atributos úteis. 


Após a consolidação destes dados, foi necessário compreender as particularidades e processos do cliente e então foi possível desenvolver e implantar um modelo de Machine Learning Online. 

Solução 

Primeiro foi utilizada a plataforma Data Fabric® para consolidação rápida dos dados em variáveis relevantes com alto valor estatístico. Cada tipo de dado demandou um modelo específico de consolidação. Ao final, foram criados aproximadamente 500 atributos distintos, na chamada prateleira de variáveis. Potencialmente, era possível chegar à criação de até 5.000 atributos, no entanto não foi necessário neste projeto. Assim, foi possível criar um novo modelo estatístico (credit score). 


Em menos de 30 dias, toda a esteira de dados e modelos foi desenvolvida e colocada em produção. 

Resultados e benefícios

Neste projeto os processos de concessão de crédito foram automatizados, o risco e a perda efetiva de crédito foram reduzidas, uma nova política de crédito foi criada e a comparação e segmentação de clientes de acordo com as suas transações passou a ser possível, permitindo a criação fácil de novos produtos. Isso tudo enquanto a concessão de crédito era agilizada, ao mesmo tempo que este valor era melhor dimensionado. Menos burocracia, menos riscos, menos perdas. Muito mais agilidade e resultados. 


Alguns outros benefícios da parceria com a PowerOfData estão listados abaixo: 


  • Redução de 60% na inadimplência
  • Melhor compreensão do público
  • Possibilidade de criação de novas ofertas
  • Diminuição da inadimplência
  • Entrega do dinheiro na hora que o cliente precisa
  • Oferta de produto no momento certo
  • Geração de preço (ou taxas de juros) personalizadas pelo perfil de cada cliente final


E então, o que você está esperando para conhecer o que a PowerOfData pode fazer pela sua empresa?


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